Geórgia

A Geórgia é um pequeno país no continente europeu que faz fronteiras com a Rússia, Turquia, Armênia, Azerbaijão e com o mar Negro. Sua língua oficial é a Georgiana e a moeda é a Lari (GEL).



O país passou a ser interessante considerando que os brasileiros podem viver por um longo período de tempo sem precisar de visto. É permitido, inclusive, estudar e trabalhar legalmente sem necessidade de autorização especial. Ainda mais interessante é que basta sair de seu território por um dia, e na volta terá o contador de tempo renovado.

Visto para imigrantes

Sobre vistos e permissão de entrada e estadia no país, a informação que consta no site oficial do governo Georgiano é bem clara, com o seguinte texto:

“Um cidadão de um país estrangeiro que procura entrar na Geórgia, geralmente, deve primeiro obter um visto georgiano, que é colocado no passaporte do viajante ou é emitido eletronicamente. Alguns viajantes internacionais podem ser elegíveis para viajar para a Geórgia sem visto, se cumprirem os requisitos. A política de vistos da Geórgia tornou-se comparativamente liberal, permitindo que cidadãos de 98 países entrem, residam, trabalhem e estudem Geórgia sem a necessidade de obter visto ou autorização de residência. Além disso, o Governo da Geórgia aprovou a lista de 50 países cujos detentores de visto e/ou titular de residência, podem entrar na Geórgia sem um visto, por um período apropriado e em condições apropriadas.”

Já que o Brasil está na lista dos países cujos cidadãos têm entrada liberada, tornou-se uma excelente opção para quem quer passar uma temporada no continente europeu.

Atrativos da Geórgia

Segundo os guias e moradores locais brasileiros, a Geórgia é um país encantador. Os georgianos são orgulhosos de sua culinária, desenvolvida por influência dos países vizinhos e por ser importante rota de comércio entre eles. Tem 8.000 anos de história com o vinho, o que explica a incrível quantidade de videiras nos quintais dos residentes.



Uma história antiga com a religião cristã rendeu incríveis monastérios espalhados por todo o país. Há monastérios cravados na pedra e outros localizados no topo de montanhas, com vistas incríveis, que completam as belíssimas paisagens naturais da região.

Um ponto forte do país é a receptividade impecável, com um povo simpático e hospitaleiro.

Tbilisi

A capital do país é repleta de museus, restaurantes, monumentos, galerias de arte, clubes, bares e feiras de rua. Mas enquanto Tbilisi é agitada, outras áreas da Geórgia mantêm uma atmosfera mais tranquila de campo.

Um dos marcos da cidade é o monumento “Mãe Geórgia” (Kartlis Deda), estátua que fica no topo do Morro Sololaki. Com a mão esquerda, a Mãe Geórgia oferece vinho aos convidados e, com sua mão direita, segura uma espada para se defender dos inimigos.

Um destino barato

Com o real brasileiro desvalorizado, está caro viajar, principalmente para fora do país. Mas a Geórgia é um destino que não pesa tanto no bolso. Em números atuais, uma refeição sai em torno de R$9,00; um quarto privado, ou até um apartamento inteiro, pode ser locado pelo AirBNB a partir de R$30. E isso considerando a média de preços da capital Tbilisi; no interior do país os preços são mais baixos.

NOTA: Cada GEL $1,00 equivale a BRL $1,20 ou USD $0,37 ou CAD $0,47.

Boas notícias!

  1. Sua primeira locação no AirBNB terá desconto de $40,00 se você se cadastrar usando o nosso link.
  2. Ganhe USD $20 de desconto em reserva de hotel, passagem aérea, aluguel de carro e restaurantes pela plataforma Booking.

Boa viagem!

Veja também o post com a lista dos países em que cidadãos brasileiros não precisam de visto.

 

[]
1 Step 1

Newsletter

Receba as notícias do mundo em seu e-mail.

Nomeyour full name
Previous
Next