Como é viver em Vancouver – Canadá

Steam Clock

Está gostando? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Antes de mais nada, começo dizendo que não posso garantir imparcialidade para falar de Vancouver. Visto que a cidade me conquistou na primeira semana.

Se você leu meus artigos sobre o Canadá, já sabe que o país é maravilhoso e eu amei o tempo de morei lá.

Tudo é lindo no Canadá. De um modo geral, as ruas são limpas, não há pichação nos muros, o transporte público é eficiente e bem conservado, há muitos parques e a natureza é respeitada e usufruída. Sem contar com a população que é incrivelmente receptiva e simpática. Como dizem por aí: “Canadian is the most polite people in the world!” (O canadense é o povo mais educado do mundo!).

Enfim, são inúmeras as qualidades desse país, que sempre sugiro como destino para todas as pessoas interessadas em conhecer o primeiro mundo.

Vancouver

Conheci algumas cidades no Canadá e todas elas me encantaram. Mas com Vancouver foi uma forte atração.

A cidade fica no lado oeste do país, na província de British Columbia (Colúmbia Britânica), cuja capital é Vitoria, outra cidade encantadora e com um dos melhores climas do país.

Segundo Wikipedia:

Vancouver é a cidade mais populosa da província de British Columbia e a oitava mais populosa do Canadá. O censo de 2016 registrou 631 mil pessoas na cidade. A área da Grande Vancouver registrou uma população de 2.463.431 em 2016, tornando-se a terceira maior região metropolitana do Canadá. Vancouver tem a maior densidade populacional no Canadá com mais de 5.400 pessoas por quilômetro quadrado. De acordo com o recenseamento de 2011, Vancouver é a quarta cidade mais densamente povoada da América do Norte atrás da cidade de Nova Iorque, São Francisco, e Cidade do México. A cidade é uma das mais étnicas e linguisticamente diversas do Canadá, onde 52% dos seus residentes têm um idioma nativo diferente do inglês.

Clima

De fato, é uma das cidades com o clima mais quente do país. Assim sendo, o inverno é ameno, registrando temperatura mínima de -4, segundo minha própria observação no último ano.

No último inverno tivemos apenas 5 dias de pouca neve, entre os meses de dezembro/2017 e março/2018. Só para fazer a cidade ficar mais linda, e dar o prazer aos estrangeiros de clima tropical experimentarem a emoção de ver os floquinhos de gelo caindo do céu.

Por outro lado, no verão dos últimos dois anos as temperaturas chegaram aos 40 graus centígrados. São dias muito quentes e com pouca chuva. O sol começa a aparecer por volta das 5 da manhã e só se põe perto das 10 da noite.

Aos que gostam de reclamar, é um bom motivo para dizerem que dormem pouco e, como resultado, ficam mais cansados nessa época. Ao passo que, para mim, é motivo de alegria contemplar a beleza da cidade e usufruir seus pontos turísticos por mais tempo.

O outono é minha estação favorita. Ah, aquelas folhas amarelando, vermelhando e caindo para enfeitar as ruas! Não há como não se encantar com a beleza da natureza se modificando diariamente a sua frente.

Maple Leaf
 

Turismo

Vancouver é uma cidade com fortes atrativos turísticos. Por estar localizada em uma região litorânea, a água acaba sendo boa parte de sua beleza natural.

Assim, tem água para todo lado. Se você está em downtown, o centro da cidade, tem acesso fácil a diversos pontos em que o mar encontra a terra e o concreto dos prédios luxuosos.

Barco é um meio de transporte bastante utilizado, mas principalmente para lazer. As áreas de English Bay e Granville Island são repletas dos mais diversos modelos.

English Bay é a praia mais famosa porque está localizada no centro da cidade. Um dos meus lugares favoritos, onde fui inúmeras vezes pela manhã, ou no final da tarde para ver o esplendor do pôr do sol, desfrutando de uma paz que só esse lugar tem.

 

Canada Place é outro dos meus lugares favoritos. Fica do outro lado do centro, em uma das regiões mais nobres e lindas da cidade. Lá encontra-se o famoso hotel e o centro de convenções em formato de navio.

Canadá Place
Canadá Place

Gastown é, sem dúvida, o pedacinho mais aconchegante da cidade, segundo minha humilde opinião. Um bairro boêmio, que mistura bares modernos a uma arquitetura antiga, com as luzes bem distribuídas enfeitando a região durante todo o ano. Além disso, ali também fica o famoso Steam Clock, o relógio de fumaça.

Steam Clock

A Grande Vancouver

É composta por outras lindas cidades, dentre elas: Burnaby, Coquitlam, New Westminister, Richmond. Surrey, Port Mood, Langley, Delta, North Vancouver, West Vancouver, e outras.

Como transporte público é eficiente e atende toda a grande área, fica bem fácil se locomover entre as cidades vizinhas de trem e ônibus. Aliás, conheço muitos canadenses que não têm carro, por conta dessa facilidade. Mas de carro também é bem fácil alcançar os vizinhos, já que não há congestionamento em parte alguma, exceto trânsito pouco mais intenso em horários de pico.

Enfim, se você quer saber como é o primeiro mundo, pode começar por aqui. Não só no verão, mas também no inverno, Vancouver não decepciona.

Brasil
Renata Ramos

9 costumes no mundo diferentes do Brasil

Cada país tem sua cultura e seus costumes, que podem ser bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Pensando nisso, resolvi escrever sobre algumas dessas diferenças que considero bem

Leia mais »
WhatsApp
Dicas
Renata Ramos

10 Regras para Grupos de WhatsApp

Que o Whatsapp revolucionou a forma de se comunicar, não há dúvidas. Principalmente com os grupos de WhatsApp, agilidade, praticidade, baixo custo, entre outras, são as características que tornaram o aplicativo

Leia mais »
Trabalhar on-line
Dicas
Renata Ramos

10 ideias para trabalhar por conta própria

Devido aos avanços tecnológicos, o mercado de trabalho e os hábitos dos consumidores estão em constante mudança. Com isso, profissionais de diversas áreas encontraram oportunidade para exercer trabalhos autônomos, aumentar

Leia mais »