Antes de mais nada, começo dizendo que não posso garantir imparcialidade para falar de Vancouver. Visto que a cidade me conquistou na primeira semana.
Se você leu meus artigos sobre o Canadá, já sabe que o país é maravilhoso e eu amei o tempo de morei lá.
Tudo é lindo no Canadá. De um modo geral, as ruas são limpas, não há pichação nos muros, o transporte público é eficiente e bem conservado, há muitos parques e a natureza é respeitada e usufruída. Sem contar com a população que é incrivelmente receptiva e simpática. Como dizem por aí: “Canadian is the most polite people in the world!” (O canadense é o povo mais educado do mundo!).
Enfim, são inúmeras as qualidades desse país, que sempre sugiro como destino para todas as pessoas interessadas em conhecer o primeiro mundo.
Vancouver
Conheci algumas cidades no Canadá e todas elas me encantaram. Mas com Vancouver foi uma forte atração.
A cidade fica no lado oeste do país, na província de British Columbia (Colúmbia Britânica), cuja capital é Vitoria, outra cidade encantadora e com um dos melhores climas do país.
Segundo Wikipedia:
Vancouver é a cidade mais populosa da província de British Columbia e a oitava mais populosa do Canadá. O censo de 2016 registrou 631 mil pessoas na cidade. A área da Grande Vancouver registrou uma população de 2.463.431 em 2016, tornando-se a terceira maior região metropolitana do Canadá. Vancouver tem a maior densidade populacional no Canadá com mais de 5.400 pessoas por quilômetro quadrado. De acordo com o recenseamento de 2011, Vancouver é a quarta cidade mais densamente povoada da América do Norte atrás da cidade de Nova Iorque, São Francisco, e Cidade do México. A cidade é uma das mais étnicas e linguisticamente diversas do Canadá, onde 52% dos seus residentes têm um idioma nativo diferente do inglês.
Clima
De fato, é uma das cidades com o clima mais quente do país. Assim sendo, o inverno é ameno, registrando temperatura mínima de -4, segundo minha própria observação no último ano.
No último inverno tivemos apenas 5 dias de pouca neve, entre os meses de dezembro/2017 e março/2018. Só para fazer a cidade ficar mais linda, e dar o prazer aos estrangeiros de clima tropical experimentarem a emoção de ver os floquinhos de gelo caindo do céu.
Por outro lado, no verão dos últimos dois anos as temperaturas chegaram aos 40 graus centígrados. São dias muito quentes e com pouca chuva. O sol começa a aparecer por volta das 5 da manhã e só se põe perto das 10 da noite.
Aos que gostam de reclamar, é um bom motivo para dizerem que dormem pouco e, como resultado, ficam mais cansados nessa época. Ao passo que, para mim, é motivo de alegria contemplar a beleza da cidade e usufruir seus pontos turísticos por mais tempo.
O outono é minha estação favorita. Ah, aquelas folhas amarelando, vermelhando e caindo para enfeitar as ruas! Não há como não se encantar com a beleza da natureza se modificando diariamente a sua frente.
Turismo
Vancouver é uma cidade com fortes atrativos turísticos. Por estar localizada em uma região litorânea, a água acaba sendo boa parte de sua beleza natural.
Assim, tem água para todo lado. Se você está em downtown, o centro da cidade, tem acesso fácil a diversos pontos em que o mar encontra a terra e o concreto dos prédios luxuosos.
Barco é um meio de transporte bastante utilizado, mas principalmente para lazer. As áreas de English Bay e Granville Island são repletas dos mais diversos modelos.
English Bay é a praia mais famosa porque está localizada no centro da cidade. Um dos meus lugares favoritos, onde fui inúmeras vezes pela manhã, ou no final da tarde para ver o esplendor do pôr do sol, desfrutando de uma paz que só esse lugar tem.
Canada Place é outro dos meus lugares favoritos. Fica do outro lado do centro, em uma das regiões mais nobres e lindas da cidade. Lá encontra-se o famoso hotel e o centro de convenções em formato de navio.
Gastown é, sem dúvida, o pedacinho mais aconchegante da cidade, segundo minha humilde opinião. Um bairro boêmio, que mistura bares modernos a uma arquitetura antiga, com as luzes bem distribuídas enfeitando a região durante todo o ano. Além disso, ali também fica o famoso Steam Clock, o relógio de fumaça.
A Grande Vancouver
É composta por outras lindas cidades, dentre elas: Burnaby, Coquitlam, New Westminister, Richmond. Surrey, Port Mood, Langley, Delta, North Vancouver, West Vancouver, e outras.
Como transporte público é eficiente e atende toda a grande área, fica bem fácil se locomover entre as cidades vizinhas de trem e ônibus. Aliás, conheço muitos canadenses que não têm carro, por conta dessa facilidade. Mas de carro também é bem fácil alcançar os vizinhos, já que não há congestionamento em parte alguma, exceto trânsito pouco mais intenso em horários de pico.
Enfim, se você quer saber como é o primeiro mundo, pode começar por aqui. Não só no verão, mas também no inverno, Vancouver não decepciona.